Destinatários: Futuros formadores e/ou técnicos de formação que pretendam adquirir conhecimentos técnicos, teóricos e práticos sobre a utilização das funcionalidades da plataforma moodle e princípios pedagógicos da formação em E-Learning.
LOCAL: E-Learning
Duração: 25 horas
Horário: Pós-Laboral
Datas prevista para iniciar
Março 2021
Para a implementação de cursos em e-Learning é necessário que os formadores desenvolvam competências relacionadas com a pedagogia de e-Learning, nomeadamente ao nível da estruturação e produção de conteúdos para ambientes online, desenvolvimento de atividades facilitadoras da aprendizagem e estratégias de avaliação adequadas.
A presente ação de formação é dirigida a futuros e-formadores e/ou técnicos de formação que pretendam adquirir conhecimentos técnicos, teóricos e práticos sobre a utilização das funcionalidades da plataforma Moodle e princípios pedagógicos da formação em e-Learning.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Módulos |
Horas |
Módulo I - E-Learning: Introdução |
2 |
• Conceito, evolução e estilo |
|
• Vantagens e desvantagens |
|
• Ciclo formativo em e-learning |
|
Módulo II - E-Formador: Funções e Responsabilidades |
2 |
• Perfis, papéis e funções |
|
• Estratégias e Métodos Pedagógicos |
|
• Motivação e Interesse |
|
Módulo III - Implementação e Monitorização de Ações em E -Learning |
18 |
• Administração de uma disciplina |
|
• Integração e Publicação de Conteúdos - Ferramentas de E -learning e Sistemas de Gestão de Aprendizagem (p.e. plataforma Moodle) |
|
• Acompanhamento das ações |
|
Módulo IV - Avaliação de Ações em E -Learning |
3 |
• Metodologias e procedimentos de avaliação em e-learning |
|
Total |
25 horas |